Eclesiástico 25-26

julho 06, 2016 0 Comments

ECLESIÁSTICO 25-26

Mulher: anjo ou demônio? - ¹²Nenhuma ferida é como a do coração, e maldade nenhuma é como a da mulher! ¹³Nenhuma desgraça é como a causada pelos adversários, e nenhuma vingança é como a dos inimigos. ¹⁴Não há veneno pior do que o veneno da serpente, nem ira pior do que a do inimigo. ¹⁵Prefiro morar com um leão ou dragão a morar com mulher maldosa.


¹⁶A maldade da mulher muda a sua fisionomia, e seu rosto fica tenebroso como o de um urso. ¹⁷Seu marido vai sentar-se no meio dos vizinhos e, constrangido, suspira amargamente. ¹⁸Qualquer maldade é um nada diante da maldade da mulher; caia sobre ela a sorte dos pecadores!
¹⁹Como ladeira de areia para os pés de um velho, assim é a mulher faladeira para um marido pacifico.
²⁰Não se deixe prender pela beleza de uma mulher, nem se apaixone por ela.
²¹Motivo de irritação, desprezo e grande vergonha é mulher sustentar o marido.
²²Coração abatido, rosto triste e coração ferido, é a obra da mulher má. ²³Mãos inertes e joelhos vacilantes, é a mulher que não torna feliz o próprio marido. ²⁴Foi pela mulher que começou o pecado, e é por culpa dela que todos morremos. ²⁵Não deixe a água escapar, nem dê liberdade de falar para a mulher má. ²⁶Se ela não obedece ás ordens que você lhe dá, separe-se dela.

26 ¹Feliz o marido que tem mulher virtuosa; a duração de sua vida será o dobro. ²Mulher habilidosa é alegria para o marido, que viverá em paz por toda a vida.
³Uma boa mulher é uma sorte grande, que será dada aos que temem ao Senhor.
⁴Rico ou pobre, estará contente e terá sempre rosto alegre.
⁵Meu coração teme três coisas, e uma quarta me assusta: calúnia espalhada pela cidade, revolta do povo e acusação falsa. Tudo isso é pior que a morte. ⁶Mas a mulher ciumenta de uma rival causa grande dor e aflição. E a praga da língua é o ponto comum de todas essas coisas.
⁷Mulher má é canga de boi mal ajeitada, e querer domina-la é como pegar escorpião. ⁸Mulher embriagada provoca indignação, e não consegue esconder a sua inconveniência. ⁹A má conduta da mulher se manifesta na excitação dos olhos, e se reconhece pelas pálpebras. ¹⁰Reforce a vigilância sobre a filha impetuosa, para que ela não se aproveite da fraqueza que você tem. ¹¹Cuidado com os olhos desavergonhados dela, e não estanhe que ofenda você. ¹²Como viajante sedento, ela abre a boca e bebe qualquer água que encontra; ela se assenta diante de qualquer estaca e abre a aljava para qualquer flecha.
¹³Mulher graciosa alegra o marido, e com seu saber o fortalece. ¹⁴Mulher discreta é dom do Senhor, e mulher bem-educada não tem preço. ¹⁵Mulher modesta duplica seu encanto, e não há valor que pague a mulher casta. ¹⁶Como o sol levantando-se sobre as montanhas do Senhor, assim é a beleza da mulher em sua casa bem arrumada. ¹⁷Como lâmpada brilhando no candelabro sagrado, tal é a beleza do rosto num corpo bem acabado. ¹Colunas de ouro sobre bases de prata, assim são as belas pernas sobre sólidos pés.