Heróis Texanos Matam Atirador Que Assassinou 26 Cristãos na Igreja Batista em Sutherland Springs

novembro 08, 2017 0 Comments

Heróis Texanos Matam Atirador Que Assassinou 26 Cristãos na Igreja Batista em Sutherland Springs



Um homem (even Patrick Kelley) abriu fogo em uma igreja batista no Texas, nos Estados Unidos da América, neste domingo (05/11/2017), e deixou ao menos 26 mortos e cerca de 20 feridos. O número foi anunciado pelo governador texano, Greg Abbott em uma entrevista coletiva na noite deste domingo. Segundo Abbott, éo pior ataque a tiros da história do Texas.

Deven Patrick Kelley serviu nas Forças Armadas, no U.S. Air Force, e foi condenado a um ano de confinamento pelo tribunal militar em 2012, após ser acusado de agredir a esposa e a filha. Em 2014, acabou demitido sob a justificativa de "má conduta", informou Ann Stefanek, porta-voz da Força Aérea dos EUA. Depois disso, passou a trabalhar como segurança.

O governador do Texas, Greg Abbott, disse que há conexão entre o atirador e a igreja escolhida como alvo, que ele não acredita ter sido uma escolha aleatória. O atirador teve seu pedido de porte de arma negado pelas autoridades. Ou seja, ele portava uma arma de forma ilegal, o que raramente será lembrado pela imprensa.


(Deven Patrick Kelley - Atirador/Terrorista Que Matou 26 Cristãos Texanos na Igreja Batista)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recém-desembarcado no Japão para uma viagem oficial pela Ásia, escreveu no Twitter que está a par da situação. “Que Deus abençoe as pessoas de Sutherland Springs.” Além das autoridades locais, o FBI se deslocou à região do incidente para apoiar a investigação.
À cena do crime também se deslocaram serviços de emergência, incluindo helicópteros para carregar os feridos a vários hospitais da região. O Centro Médico Connally Memorial, a poucos minutos da igreja, comunicou à mídia norte-americana que tinha recebido várias vítimas do tiroteio, mas não disse quantas.

A igreja atacada costuma gravar seus cultos em vídeo e por isso vários oficiais do Estado afirmaram à mídia norte-americana que na gravação deste domingo foram encontrados os detalhes do tiroteio.

O tiroteio acontece apenas um mês depois do pior ataque armado da história dos Estados Unidos, em Nevada, que resultou na morte de 60 pessoas e mais de 500 feridos. Durante um show de música country um terrorista disparou rajadas de tiros contra milhares de espectadores caucasianos em uma esplanada no centro de Las Vegas.

(Igreja cercada por policiais após atentando terrorista no Texas)

Freeman Martin, do Departamento de Segurança Pública do Texas, afirmou que 23 pessoas morreram dentro da igreja e duas do lado de fora. Há ainda outra vítima que foi atinginda dentro da igreja e morreu quando era levada ao hospital. A idade das vítimas vai de 5 a 72 anos segundo as autoridades.

O comissário de polícia do condado de Wilson, no subúrbio da cidade de San Antonio, disse que o atirador foi perseguido até o condado vizinho de Guadalupe e morreu, mas as autoridades ainda não sabem se ele cometeu suicídio ou foi morto por um morador. O FBI ajuda nas investigações.

Testemunhas afirmaram que o atirador entrou na Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs por volta de 11h30 da manhã deste domingo (15h30 em Brasília). Segundo a polícia, o suspeito entrou na igreja armado com um rifle de assalto e vestido com roupas pretas.

Uma vizinha da igreja contou ao jornal "San Antonio Express" que os disparos soaram como "alguém martelando um pedaço de madeira". Ela, que não quis se identificar, disse que ouviu uma rápida sequência de "pop-pop-pop", então uma pausa, e uma nova sucessão de "pop-pop-pop".
O padrão se repetia, mas ela conta que olhava para a igreja e não via atividade alguma. Minutos depois, chegaram os carros da polícia.

"Estou em choque", disse ela, que vive em Sutherland Springs por quase 20 anos e contou que a atmosfera da cidade sempre foi pacata e amigável. "É inacreditável."
Sutherland Springs, a 48 quilômetros de San Antonio, tinha cerca de 400 habitantes na época do Censo de 1990. Sites de imobiliárias locais estimam a população hoje em 643 pessoas. Um mapa da cidade mostra nove ruas e duas estradas que as cruzam.

Entre as vítimas está a filha de 14 anos do pastor da igreja batista, Frank Pomeroy, segundo a mãe da garota, Sherri Pomeroy, disse à rede CNN. O casal está em viagem fora do Estado.

Frequentadora da igreja batista, Amanda Mosel, 34, afirmou ao jornal San Antonio Express que sua afilhada de 13 anos foi morta no ataque. "Somos cerca de 50. É uma igreja bem pequena" disse ela, que não tinha ido ao templo neste domingo.

A porta-voz de um hospital de Floresville, a 16 quilômetros de Sutherland Springs, afirmou que ao menos dez pessoas deram entrada para tratar ferimentos por tiros.

(Moradores de Sutherland Springs, no Texas, fazem vigília após morte de 26 em ataque a tiros durante culto em igreja neste domingo)

"Vinte e seis vidas foram perdidas", disse o governador do estado, Greg Abbott. "Não sabemos se o número vai subir ou não, tudo o que sabemos é que são muitos e essa será uma longa manhã de luto para queles que sofrem". Abbott classificou o ato como o pior tiroteio em massa da história do Texas.

Segundo Freeman Martin:

O homem foi visto todo vestido de preto e usando um colete à prova de balas por volta das 11h20 (horário local) em um posto de gasolina.
Ele atravessou a rua, saiu do veículo e começou a atirar na igreja.
Em seguida ele foi para o lado da igreja atirando, entrou no local e continuou a atirar.
Quando ele deixava a igreja, uma pessoa não identificada conseguiu desarmar o atirador e ele fugiu.
Outra pessoa da área o perseguiu.
O suspeito bateu com seu veículo.
Ele foi encontrado morto depois de fugir do local. A polícia ainda não sabe dizer se ele levou um tiro ou atirou em si mesmo durante a perseguição.
No carro, foram encontradas outras armas.

Os Heróis

Em entrevista à rede de TV local Ksat.com , Johnnie Langendorff contou como a perseguição teve início.

"Cheguei ao cruzamento onde o tiroteio aconteceu. Vi dois homens trocando tiros, sendo um deles um cidadão da comunidade. Ele veio em direção ao meu caminhão com sua arma, explicou muito rapidamente o que tinha acontecido e entrou. Eu soube que era hora de ir."

(Johnnie Langendorff o Herói Texano)

Langendorff disse ter seguido o veículo do atirador a até 153 km/h, até que ele perdeu o controle do carro e bateu. "Nós levamos a polícia até ele", conta. "Todas as outras pessoas estavam indo para a igreja."

O atirador Devin Patrick Kelley, de 26 anos, foi encontrado morto no veículo. Ainda não está claro se ele cometeu suicídio ou se foi atingido por outras pessoas. Havia várias armas no carro.

A página do Facebook de Langendorff foi inundada de mensagens de agradecimento desde o tiroteio. Uma diz: "Deus te abençoe, Johnnie. Você é um verdadeiro herói americano".

Segundo avança a CNN, um residente ouviu os disparos, pegou numa arma e enfrentou sem medos Devin Kelley, perseguindo o atirador.  As autoridades não confirmam a identidade deste herói desconhecido, mas o Daily Mail confirma que se trata de Stephen Willeford, um encanador e motociclista de 55 anos, que não tem treino militar, mas sabe manusear uma arma.

(Stephen Willeford o Herói Texano)

(Stephen Willeford o Herói Texano)

Uma testemunha, Johnnie Langendorff, contou à a impressa que o residente mobilizou quem passava pela zona para garantir que o atirador não escapasse. As autoridades também já confirmaram que o homem conseguiu atingir o atirador, obrigando-o a fugir da igreja e evitando, assim, mais mortes.

"Estava passando de carro quando o atirador fugiu. Um residente, armado, explicou-me rapidamente o que estava acontecendo e disse-me: 'Temos de pega-lo'. E foi isso mesmo que fizemos", disse Johnnie Langendorff, mecânico, que também tem sido considerado um herói por ter dado boleia a Willeford e ter seguido no encalço de Devin Kelley. "Conseguíamos ver o veículo e conseguimos chegar perto dele. Seguimos em alta velocidade ao tentar pega-lo e foi aí que ele perdeu o controle do veículo e se bateu", explica a testemunha. A influência de Willeford no desfecho desta tragédia não ficou por aí. Vendo o atirador desprotegido no carro "pegou a arma e apontou para ele, dizendo-lhe para sair". "Não havia movimento. Ele talvez tivesse ficado inconsciente com a batida, mas não tinha certeza", conta a testemunha, à CNN. Avisadas, as autoridades chegaram pouco depois e encontraram o atirador morto dentro do carro baleado.

0 comments: