Charis D'Cruz: Intimidade no Relacionamento - O Segredo Vital

abril 10, 2018 , , 0 Comments

Intimidade no Relacionamento - O Segredo Vital


Uma coisa que me enoja é a falta de privacidade e o nível catastrófico de intimidade dos casais atuais. Em um mês de namoro eles já arrotam na frente um do outro, assim como também urinam e defecam (sendo um pouco vulgar), exalam flatulências, retiram melecas, espremem espinhas e cravos, apresentam mal hálito e chulé, palitam os dentes, usam o banheiro enquanto o outro está presente, etc.

A intimidade e a privacidade são coisas vitais e que devem ser mantidas no relacionamento. Elas são o segredo de um relacionamento. Quando há excesso de intimidade a magia da relação é quebrada. Todo aquele sentimento de atração, de paixão, de admiração, de interesse, de atratividade, de fascínio, etc, é perdido, e em seu lugar é substituído pelo desgosto, pela depreciação, pelo desinteresse, pelo desprezo, pela apatia, pelo nojo, e outros sentimentos. E na maioria das vezes reverter isto é impossível, pois o estrago já foi feito.


Por vezes ouvi mulheres falarem que quando os homens fazem certas coisas acabam com a magia do relacionamento, e eu não entendia o que elas queriam dizer. Hoje eu entendo. Entretanto, sei que muitos homens não entendem, por isso explicarei de forma compreensível ao cérebro masculino. Segundo o dicionário uma das definições de magia é: "Forte atração; fascínio, feitiço, magnetismo.". A magia do relacionamento é toda a atração, o fascínio, o interesse, o desejo, a paixão, a alegria, o afeto, o prazer, o bem-estar, a imagem perfeita criada do companheiro, etc, e acabar com a "magia" da relação é acabar com tudo isto, anular essas coisas, e geralmente dar lugar a sentimentos completamente opostos.

Quando você chega em casa e seu companheiro está usando roupas velhas, brocadas, está despenteado, sujo, suado, exalando gases, isto lhe é interessante? Você sente atração? Não! Pois são esses tipos de coisas que acabam com a magia do relacionamento. Há coisas pessoais que devem ser preservadas e resguardadas. Existem limites na intimidade. Existem coisas de sua companheira que você não precisa saber, da mesma forma que existem coisas suas que ela não precisa saber.

"Um casal deve manter a privacidade", isto era basicamente o que eu escutava sempre dos anciãos que eram casados há muitos anos. Sarah Michelle Gellar, famosa atriz estadunidense, casada com o também famoso ator Freddie Prinze Jr. a mais de uma década, com o qual tem atualmente dois filhos, em uma entrevista a Harry Connick Jr em 2017 disse que "a chave para um relacionamento duradouro são banheiros e cartões de crédito separados. 'Acho que há coisas que devem ficar separadas e jamais devem ser partilhadas'."[1] [2]

Intimidade em demasia gera perda de interesse! Ela também demonstra falta de preocupação com o companheiro.
Privacidade garante e mantém o mistério no relacionamento, e isto é bom! Seu parceiro mantém uma imagem sua, resguarde ela, não a destrua! Nunca faça algo que não faria no começo do relacionamento. Quando a demasia na intimidade o casal vive como irmãos não mais como casal.
A intimidade tem que ser vista e preservada como um truque de magica. Quando vemos um truque de mágica ficamos encantados, mas quando nos é revelado o segredo, ela perde toda a graça, toda a magia, ficamos desencantados.

"A ninguém te mostres muito íntimo, pois familiaridade excessiva gera desprezo." - São Tomás de Aquino

Um casal que não tem privacidade, é um que casal que impera a desconfiança. Casais que tem a senha da redes sociais um do outro, dos aparelhos eletrônicos, que querem saber de tudo da vida do companheiro, que querem saber o que ele faz a todo instante, são fadados ao fracasso. Um relacionamento é estabelecido na confiança mutua. Se não confia em seu parceiro, não fique com ele. Se não confia em alguém não inicie um relacionamento com o mesmo.

Uma ultima ressalva, não acredite em lideres religiosos, pessoas que dão dicas de relacionamentos, profissionais de relacionamento, enfim, pessoas que dizem que: "entre um casal não deve haver privacidade", "que não há privacidade em um relacionamento sadio" "quer ter privacidade, não case", etc. Isto não passa de falácia! Essas são, em sua maioria, pessoas desconfiadas que querem saber de tudo da vida do companheiro e repassam esses falsos ensinamentos para que se tornem ordinários.


"Hoje eu quero abordar um assunto um tanto quanto relevante em relação a... intimidades. Em relação a... privacidade!
Eu tenho visto por ai algumas pessoas - principalmente alguns pastores - e algumas pessoas que dão dica de relacionamento também na internet, basicamente pessoas - baseados em teorias religiosas - dizendo que entre um casal não deve haver privacidade. Para!
Duas pessoas inteiras, tem duas vidas diferentes que se juntam para formar e construir uma família. Concordo quando dizem que a pessoa quando se casa deve abrir mão sim de muitas coisas e muitos hábitos que ele tinha, ou ela tinha, quando solteiros! Eu gosto sim de métodos tradicionais dentro do casamento, mas... pera ai, privacidade é uma coisa muito pessoal.
Se você não confia na sua mulher, na mulher que você escolheu para casar, não se case com ela. Isso vale para as mulheres também! Se você não confia no seu marido, no homem que você escolheu para casar, no seu noivo, no seu namorado, simplesmente não case! Aquele casal que fica tentando provar o tempo inteiro pro outro que não precisa de privacidade, não existe confiança na relação!
De repente, tem uma assunto muito intimo de minha mãe, da vida pessoal de minha mãe, que quer conversar comigo e isso não diz respeito a ninguém. A mim e a minha mãe. Nem a meu marido. Se for uma coisa intima do marido dela e ela quer se abrir comigo, é minha mãe, ela tem todo o direito de se abrir comigo. Da mesma forma que meu marido também tem o direito e a privacidade de ter uma bela conversa com meu sogro, com o pai dele, com o melhor amigo dele, qual o problema disso? Eu não vejo problema nenhum,! Pelo contrário, isso é muito saudável!
As vezes o amigo do meu marido tá com algum problema sexual quer conversar com meu marido por ser o melhor amigo dele, e eu o que que eu tenho que ficar escutando dos problemas sexuais do amigo do meu marido? Gente, por favor né, privacidade é confiança! Se você confiança no teu marido, se você confia no teu parceiro, dê privacidade a ele sim, porque ele merece! A mesma coisa com você, se você é uma mulher digna, se você é uma mulher merecedora de confiança do teu marido, você merece exigir a sua privacidade sim!
Sempre tem uma coisa que é muito nossa e a gente não quer partilhar aquilo com ninguém. A gente tem esse direito! Principalmente a gente mulher. Os homens também, mas nós mulheres também temos os nossos segredos. A gente tem sim, e qual o problema da gente não querer compartilhar?
Você prepara tudo e no dia da surpresa (referente a surpresa sexual que ela planejou com a amiga para o marido) você vai na internet e você vê que o pastor fulaninho de tal disse que você não tem que ter privacidade - entre você e seu marido. E ai, você fica com aquilo na cabeça: "Nossa senhora, se eu esconder alguma coisa do meu marido, ai meu Deus do céu, eu não estou sendo honesta, eu não estou sendo boa esposa", acabou a surpresa!
Tua melhor amiga tá com algum problema no relacionamento dela, ela é tua melhor amiga não do teu marido, ela é tua! Tá?! Ai a tua melhor amiga está com problema no relacionamento dela vem pra você pedir uma dica, um conselho, uma ajuda, abrir para você o problema dela, do relacionamento dela, porque ela confia em você, porque você é a melhor amiga dela, sempre foram desde criança, mas você casou e o pastor falou pra você que você não pode ter privacidade.

Mulher de honra e homem de honra é aquele que conquista a confiança do seu parceiro e da sua parceira. Agora, privacidade é uma coisa que todo ser humano tem o direito de ter sim! É direito nosso, tá?! E não vem pastor nenhum,e  nem cacete a quatro, dizer que um casal que é casado não deve ter privacidade se não não casa! Há onde tem falta de privacidade, mora a desconfiança, ta bom?! Pensa nisso!" - Francis Simas

Como Manter a Intimidade
  • Mantenha sempre a compostura. Preserve sempre sua intimidade e o da sua companheira. Zele por ela. Nunca na frente da sua companheira exale flatulências, arrote, apresente mal-odores como nos pés e nas axilas, use roupas velhas e brocadas, urine, defeque, deixar vestígios de menstruação visível, etc. Sempre fique apresentável a sua companheira. Isso não é impossível! Controle-se e vigie-se e isso nunca vai acontecer!
  • Se possível usem dois banheiros diferentes. Se não tiver condições, que o banheiro seja afastado, e sempre quando sair dele certifique-se de tudo estar limpo e cheiroso (e não deixe a porta aberta).
  • Lembre-se de ser educado! Quando temos muita intimidade esquecemos de agradecer, de pedir por favor, etc, e por vezes o companheiro acaba se sentindo desvalorizado por causa disso.
  • Tenha modos ao comer. Atente-se para não se melar, mastigar de boca aberta, etc.
  • Se precisar se depilar não faça na frente do parceiro, da mesma forma que escovar os dentes, trocar o absorvente, tirar cera do ouvido, limpar o nariz, tirar remela, etc.
  • Evite falar com o parceiro, fazer caricias, entre outras coisas, ao acordar com mal halito matinal, a não ser que vocês usem algo para refrescar o halito, tenham retirado as remelas, etc (sem o companheiro ver é claro).
  • Não deixe cabelo pelos ralos, na escova de cabelo, no sabonete, etc.
  • Não fique desnudo na frente do seu companheiro em demasia. Evite ser visto assim por ele. Tenha em mente "Ninguém deseja o que tem demais".
Se depois de algum tempo preservando a intimidade isto cair em desleixo por parte de sua companheira avise-a, ou se for no seu caso peça que ela te avise se você começar a deixar isso de lado.
E se por acaso sua companheira fizer algo sem querer, sem ter a intenção, como soltar flatulência, apenas releve e finja que não aconteceu para não a deixar constrangida, porém se persistir reclame com ela.

Ademais
Para melhor entendimento e maior aprofundamento acrescentarei abaixo artigos de sites. Que fique avisado que os textos foram retirados de sites femininos, então a linguagem foi direcionada para as mulheres.

"Vocês se conhecem há muito tempo e a relação é de total cumplicidade. Mesmo assim, nem tudo precisa ser compartilhado e algumas situações exigem certa privacidade (para eles e para elas), pois o excesso de intimidade pode acabar prejudicando o relacionamento do casal. 

É importante lembrar que mesmo em um relacionamento estável, cada um dos parceiros deve manter sua individualidade. Pode não parecer, mas ter seu próprio espaço é fundamental para que a relação dê certo. Por isso, nada de achar que pode fazer tudo na presença dele. Ele não precisa presenciar momentos que devem ser só seus, como se depilar ou fazer uma máscara de beleza. Lembre-se: respeitar o espaço do outro e ter seu próprio espaço respeitado evita discussões e desentendimentos desnecessários. 

Embora alguns relacionamentos sobrevivem bem mesmo que haja grandes doses de intimidade, as recomendações são, em geral, para que o casal mantenha sua individualidade e não confunda a vida pessoal com a vida a dois. Além disso, um pouco de privacidade garante aquele mistério de começo de relacionamento, que faz bem para a "saúde" do casal. 

Confira cinco situações íntimas que exigem algum tempo só para você: 

Usar o banheiro - Além de desnecessário, esse costume pode ser muito irritante. Não é porque vocês se amam que precisam conviver com as necessidades fisiológicas um do outro. 

Roupas íntimas jogadas - Muitas mulheres têm o costume de lavar suas calcinhas durante o banho. O problema é quando, após lavada, a lingerie é deixada para secar pendurada no registro do chuveiro ou no puxador do box, por exemplo. A prática, além de desagradável, também é anti-higiênica, uma vez que a calcinha fica exposta a diversos fungos e bactérias. O mesmo vale para qualquer roupa íntima esquecida pela casa, ainda que esteja limpa. 

Depilar-se - É claro que ele sabe que você se depila, mas todas sabemos que o processo de depilação pode fazer uma boa bagunça envolvendo pelos, lâminas, cera e óleo removedor. Evite este constrangimento simplesmente porque não há necessidade de compartilhar essa experiência com ele. 

Trocar o absorvente - Tudo bem, vocês são íntimos. Pode ser até que estejam juntos há muitos anos, mas ninguém precisa observar enquanto você troca seu absorvente. Exceção concedida, com ressalvas, para quando você sai do banho e pretende simplesmente colocar um absorvente limpo. Mesmo assim, só o faça na frente do gato quando não houver escapatória. 

Pintar o cabelo - Não é regra geral mas, na maioria dos casos, pintar o cabelo na frente do parceiro pode ser decepcionante. Aquela profusão de tinta espalhada na testa, o saquinho (muitas vezes de supermercado) enrolado em volta da cabeça e o cheiro forte dos produtos químicos não costumam ser artifícios de sedução. Se for inevitável, de vez em quando, tudo bem. Mas se der para poupá-lo de uma cena assim, melhor. (Fonte: Dicas de Mulher)"[3]

"Encontrar o amor, com certeza, é o sonho de muita gente. E numa relação a dois é natural que com o tempo o casal fique cada vez mais íntimo e isso traz coisas muito boas, como o crescimento do companheirismo, da cumplicidade e da sinceridade. No entanto, segundo apontam especialistas, é preciso estar atento, pois o excesso de intimidade também pode criar vários problemas, pode acabar com a admiração pelo outro, com o mistério e até mesmo esfriar o relacionamento.
Se você não quer sofrer esses males, confira abaixo as nossas dicas do que não fazer:
1 – Usar o banheiro de porta aberta ou usar ao mesmo tempo
Acredite, o banheiro da sua casa tem porta por uma razão! A porta do banheiro fechada evitará muitas situações desagradáveis e até mesmo constrangedoras entre você e seu parceiro(a). E por mais que a correria do dia-a-dia seja inevitável, você e o seu parceiro precisam de tempo para usar o banheiro um de cada vez.
2 – Dividir produtos de higiene
Outro problema muito sério ocorre quando o casal compartilha produtos de higiene. Você pode até não acreditar, mas há quem compartilhe escovas de dente e mesmo as lâminas de barbear!
3 – Soltar pum e arrotar
Embora tidos como falta de etiqueta, esses dois itens da nossa lista podem parecer divertidos para alguns, mas imagine isso a longo prazo e todos os dias, é provável que depois de certo tempo já não pareça mais tão divertido, não é? E é lógico que acidentes acontecem, mas não custa evitar que virem rotina.
4 – Roupas íntimas sujas jogadas pela casa
Nesse tópico, com certeza, muitas pessoas usariam a desculpa da falta de tempo e da correria do dia-a-dia, sendo assim, segue uma dica simples e eficaz: mantenha um cesto de roupas num cantinho do banheiro ou do quarto e pronto, a roupa vai direto para o cesto.
5 – Excesso de intimidade na hora do sexo
Conhecer o outro e ter intimidade na hora do sexo é essencial por várias razões. O problema ocorre quando a intimidade fica excessiva e você deixa de se preocupar com a outra pessoa. Por exemplo, quando no meio da relação você acaba incluindo algum outro tópico dessa lista, como soltar gases, ou dizer coisas que não agradam seu parceiro, achando que não é nada demais.
6 – Achar que está tudo bem se você não cuidar da higiene
Porque, definitivamente, não está! E não se esqueçam que isso também vale para escovar os dentes, cortar as unhas, lavar o rosto ao acordar etc.
7 – Achar que seu parceiro tem obrigação de fazer algumas coisas por você
E acabam se esquecendo de das famosas palavrinhas mágicas: Sua mulher não tem obrigação nenhuma de cozinhar para você e nem seu marido tem obrigação de consertar o motor do carro. Então, da próxima vez que seu parceiro lhe fizer alguma gentileza, não se esqueça de retribuir o ato e nunca se esqueça de dizer: “por favor”, “obrigado”, “me desculpe”…
8 – Achar que pode tomar decisões pelo outro
Alguns casais, com o tempo, acabam deixando de lado as vidas sociais e as necessidades e vontades individuais. O problema é que a partir do momento em que um dos envolvidos acha que conhece o outro suficientemente bem e começa a tomar decisões pelo outro, isso nunca dá certo. Lembre-se, uma relação a dois pressupõe cooperação mútua e para funcionar precisa ter equilíbrio, portanto, aprender a respeitar a opinião do outro é essencial.
9 – Fazer comparações ou comentários esdrúxulos
A verdade é simples: ninguém gosta de ser comparado e mesmo quando o comentário é para agradar seu parceiro, o tiro pode sair pela culatra. A verdade sobre os comentários esdrúxulos é a mesma: definitivamente, ninguém gosta.
Portanto, segue a regra geral para ambos: procure evitá-los.
10 – Dividir o mesmo perfil nas redes sociais
Pode até parecer bonitinho e mais prático, mas ter um perfil do casal nas redes sociais já acabou com muitos casamentos. Se eu fosse você… não me arriscaria!
Uma coisa é certa, às vezes, o que te incomoda muito pode não ser nada demais para seu parceiro e vice-versa, portanto, o melhor é sempre ter um diálogo aberto. E não se esqueça de ter bom-senso e pequenos cuidados no dia-a-dia não custam nada, mas valem muito."[4]
"Com o perdão da expressão, intimidade demais é mesmo uma... Além da sabedoria popular, especialistas em relacionamentos alertam: usar o banheiro na frente do parceiro pode, sim, esfriar a relação. 'Com o tempo, a falta de bons modos pode matar a admiração entre o casal', opina Nelma Penteado, consultora de casais. 'É preciso encantamento e mistério na vida a dois.' Fica a dica: andar pelada pela casa, pra cima e pra baixo, é mais perigoso do que calcinha bege todo dia. 'Ninguém deseja o que tem demais', fala ela. Ter intimidade é bom e fortalece laços, mas quando passa dos limites pode gerar desinteresse. 'O que você não fazia de jeito nenhum na frente dele no começo de namoro continua valendo agora'. Não custa maneirar a dose, né?!

Atenção! Ser íntimo demais pode…

•    Matar a admiração pelo outro aos poucos
•    Banalizar coisas que antes eram gostosinhas – como ver o gato pelado
•    Acabar com o mistério e a expectativa
•    Colocar o desejo em xeque, pois já se sabe o que vai encontrar
•    Soar desrespeitoso
•    Criar desinteresse em ficar com o parceiro
•    Confundir os papéis de homem e de mulher, que viram tipo “irmãozinhos”

Dose certa quem faz é o casal

Uma coisa é importante: o que é excesso de intimidade pra um pode não ser para outro. Por exemplo, tem gente que não liga de ver o parceiro se produzindo pra sair, até cria uma expectativa para o resultado final. Mas, em geral, um bobe no cabelo é brochante. Segundo a especialista, o melhor jeito de descobrir o que pode ou não fazer junto é conversar com o parceiro e observá-lo.
'Pintar o cabelo e usar banheiro na frente dele, nunca!'
Mesmo casada há 25 anos, Monica Hermann Monteiro, 50 anos, de Santo André (SP), deixa seus momentos íntimos bem longe dos olhos do maridão, Antônio Carlos da Silva Monteiro. 'Mesmo casada há tantos anos, tenho um tempo que é só meu e ele não precisa participar disso, né? Fazer tudo na frente do outro acaba com o encanto da relação. Se não agisse assim, vai saber se a gente estaria junto até hoje? Eu pinto o cabelo em casa e coloco saco plástico de mercado na cabeça! Por que ele precisa ver uma cena dessas? Ele tem é que ver o resultado!', diz ela.
 
Intimidade X Excesso
   
Intimidade é… – Tomar banho junto
Excesso pode ser… – Usar o vaso sanitário na presença do outro
Intimidade é… – Compartilhar um resfriado e buscar papel pra pessoa assoar o nariz
Excesso pode ser… – Assistir ao parceiro “limpando o salão” e 'buzinando' alto enquanto assoa nariz

Intimidade é… – Lavar as roupas íntimas juntas
Excesso pode ser… – Deixar a calcinha – limpa ou suja – pendurada no box
Intimidade é… – Contar que fará depilação
Excesso pode ser… – Raspar os pelos na frente dele
Intimidade é… – Roçar os pés um no outro
Excesso pode ser… – Deixar as unhas dos pés enormes e roçar na perna dele
Intimidade é… – Acordar e dormir juntinho
Excesso pode ser… – Dar aquela baforada na cara do outro logo de manhã
Intimidade é… – Soltar gases na frente do parceiro sem querer. Ops!
Excesso pode ser… – Fazer das flatulências uma rotina do casal. Não pode!
Intimidade é… – Conhecer bem as qualidades e defeitos do outro
Excesso pode ser… – Apontar para o parceiro as próprias imperfeições, como celulite. Não se detone!
Intimidade é… – O gato saber quando você está de TPM ou menstruada
Excesso pode ser… – Trocar o absorvente na frente dele já é demais, né?
Intimidade é… – Conhecer bem as expressões faciais e também corporais do outro
Excesso pode ser… – Tirar onda com o gato na frente de todo mundo porque já conhece a cara feia dele.
Intimidade é… – Guardar os produtos de higiene juntos
Excesso pode ser… – Escovar os dentes ao mesmo tempo, passando fio dental, bochechando, cuspindo…
Intimidade é… – Deixar escapar um barulho pelo boca depois de comer
Excesso pode ser… – Protagonizar uma sinfonia de arrotos após as refeições."[5][6]


Fontes:
[1] Revista Monet - Sarah Michelle Gellar diz que banheiros e cartões de crédito separados são o segredo para o casamento de 15 anos com ídolo teen dos anos 90, 22/11/2017 (https://revistamonet.globo.com/Celebridades/noticia/2017/11/sarah-michelle-gellar-diz-que-banheiros-e-cartoes-de-credito-separados-sao-o-segredo-para-o-casamento-de-15-anos-com-idolo-teen-dos-anos-90.html)
[2] Ofuxico - MICHELLE GELLAR ENTREGA SEGREDO DE CASAMENTO COM ATOR, 22/11/2017 (http://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/sarah-michelle-gellar-entrega-segredo-de-casamento-com-ator/2017/11/22-307981.html)
[3] BONDE - Excesso de intimidade pode prejudicar a vida do casal; saiba como agir, 05 de Março de 2015 (https://www.adeusrotina.com.br/excesso-de-intimidade/)
[4] Adeus Rotina - Excesso de Intimidade: 10 Coisas Que Você Precisa Parar de Fazer Hoje
Publicado, 28 de Janeiro de 2016 (https://www.adeusrotina.com.br/excesso-de-intimidade/)
[5] M de Mulher - Amor, amor…Intimidades à parte! 22 outubro 2016 (https://mdemulher.abril.com.br/amor-e-sexo/amor-amor-intimidades-a-parte/)
[6] A Gazeta - Ter intimidade demais pode prejudicar o seu relacionamento , 02/12/2012 (http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/12/voce_ag/vida/1378367-ter-intimidade-demais-pode-prejudicar-o-seu-relacionamento.html)

0 comentários: