Homem Tenta Incendiar a Catedral de St. Patrick em New York Logo Após Atentado a Notre Dame
Marc Lamparello, 37 anos, de New Jersey, entrou na histórica igreja de Midtown por volta das 20 horas com a parafernália inflamável, mas foi rapidamente interceptado pela segurança da igreja, disseram fontes policiais.
Quando questionado, Lamparello afirmou que estava simplesmente atravessando a igreja para chegar à Madison Avenue porque sua van, que estava estacionada na Quinta Avenida, ficou sem gasolina, disse o vice-comissário de Inteligência e Contraterrorismo da NYPD, John Miller, disse em uma conferência de imprensa do lado de fora do St. Patrick na noite de quarta-feira.
Mas sua mini van não estava sem combustível e suas "respostas eram inconsistentes e evasivas, embora ele continuasse conversando com eles e cooperando", disse Miller.
"Eu acho que a totalidade das circunstâncias de um indivíduo caminhando em um local icônico como a Catedral de St. Patrick carregando mais de 4 litros de gasolina, duas garrafas de lighter fluid e isqueiros é algo sobre o qual teríamos grande preocupação", disse Miller.
O "incidente" é muito suspeito - especialmente porque veio apenas dois dias depois que a Catedral Notre Dame de Paris explodiu em chamas, observou Miller.
“A história dele não é consistente, então ele está tendo conversas com os detetives agora. Eu acho que se você acrescentar a isso os eventos no icônico local do incêndio em Notre Dame esta semana e toda a publicidade em torno disso”, disse ele.
Lamparello é um estudante da CUNY em busca de seu Ph.D. em filosofia e fez alguns trabalhos como professor adjunto no Lehman College, disse uma fonte policial.
Os policiais inicialmente recuperaram duas latas vermelhas de gasolina, bem como uma bolsa contendo duas garrafas de lighter fluid Kingsford e um par de isqueiros, disseram autoridades.
Uma terceira lata de gasolina foi encontrada mais tarde dentro da van de Lamparello, disseram fontes da lei.
Ao examinar o vídeo de vigilância, as autoridades determinaram que Lamparello estacionou do lado de fora da igreja por volta das 18h30, disseram fontes policiais.
Ele então se movimentou antes de coletar os itens inflamáveis de sua van por volta das 19h30. Meia hora depois, ele entrou na igreja, acrescentaram fontes.
"Isso é insano. As pessoas são loucas”, disse um transeunte que deu o nome de Alana e disse que ela é católica.
Lamparello é "conhecido pela polícia", segundo Miller. Ele tem duas prisões anteriores em Nova Jersey por transgressão criminosa e embriaguez pública, acrescentaram fontes.
Ele foi levado para Midtown North para interrogatório.
A van do suspeito fora da catedral
O prefeito Bill de Blasio na noite de quarta-feira elogiou a resposta rápida da NYPD.
“Obrigado ao @NYPDnews pela resposta rápida. Estamos todos concentrados em manter nossas congregações e casas de culto seguras enquanto celebram esta Semana Santa”, escreveu de Blasio.
A Força-Tarefa Conjunta de Combate ao Terrorismo do FBI está ajudando o Departamento de Polícia de Nova York na investigação, embora não houvesse indicação imediata de que estivesse relacionado ao terrorismo, disse Miller.
Fonte:
https://nypost.com/2019/04/17/man-arrested-after-walking-into-st-patricks-cathedral-with-gas-cans/
0 comments: