Charis D'Cruz: Como se Controlar na Hora da Raiva - A Etapa Principal e Crucial

outubro 15, 2019 , , 0 Comments


Sempre que eu me encontrava com raiva eu não conseguia mais pensar em nada. Minha mente tornava-se um vazio e era preenchida assim por ódio. Devido a isso, por muitas vezes tomei atitudes e fiz coisas de que não gostaria de ter feito.

Eu adquiri a capacidade de me controlar, mas quando estava com raiva por mais que eu quisesse me controlar eu não conseguia. Eu não sabia o motivo. Eu tentei de tudo, mas nada parecia adiantar. Fiz várias pesquisas e testei tudo o que diziam que funcionava para controlar a raiva, porém nada funcionou.


Meditei a respeito disso. Como eu poderia me controlar? Como eu poderia controlar minha raiva? Será que isso era impossível?

Por fim, após refleti bastante no que poderia ser feito, decidi que toda vez que me enfurecesse eu apenas diria para mim mesmo "eu estou com raiva!". Eu percebi que eu precisava de um código para me trazer a racionalidade na hora da raiva. Eu percebi que eu não conseguia me controlar porque meu cérebro provavelmente não entendia que eu estava com raiva.

E funcionou!

Era como se uma peça no meu cérebro estivesse faltando e agora eu consegui completa-lo finalmente.

Quando digo para mim mesmo que estou com raiva meu cérebro não é mais um vazio. Eu consigo pensar. Era o ponta-pé inicial que eu precisava. Após ficar claro para mim e para meu cérebro que eu estou com raiva o resto é fácil. Eu já posso me controlar. Eu me atento a minha respiração, respiro profundamente, e começo então a pensar no que estou sentindo e por que estou sentindo isso. Também no que eu deveria e não deveria fazer. E principalmente que eu devo me acalmar e ser racional.

O primeiro passo para se controlar é entender os seus sentimentos. É entender o quê você está sentindo. Na hora da raiva você precisa saber que está com raiva e só assim poderá se controlar. No início isso é algo difícil, principalmente quando se está com muita raiva, mas com o tempo você consegue e isto torna-se parte de você.

Se você já tentou de tudo para se controlar quando sente raiva e nada funcionou, então experimente isso.

É claro que isto é só um passo - um dos mais importantes, se não o mais, pois ele é o ponto de partida para todo o resto - contudo, isto é apenas a etapa inicial e não é em si um auto-controle, mas o meio para tal.

Após reconhecer que está com raiva você deve seguir os meios para controlar-se, como por exemplo: respirar fundo, tentar se acalmar, contar até dez, pensar nas consequências, etc.

Este procedimento é o primeiro passo de todos para o controle da raiva - afinal você precisa saber o que está sentindo, e que está sentindo algo, para assim poder lidar com o sentimento. É como dizem: o primeiro passo é reconhecer que se tem um problema -. Não adianta você ser um bom atirador, mas sua arma estar sem munição.

Texto por: Charis D'Cruz

0 comments: