O Homem e a Morte: A Preparação - Parte 7


Você tem que estar preparado para a morte! Para o momento em que você morrer!

Lembro de uma vez que eu quase morri de madrugada. Eu estava somente com uma cueca samba-canção. Minha mãe levou-me ao pronto socorro. Era entre 3 a 4 horas da manhã. Por sorte, conseguiram pegar uma bermuda e uma camisa e me vestiram. Minha mãe sempre me falava para dormir bem vestido, com a identidade, dinheiro e celular do lado, pois poderia ocorrer uma emergência de madrugada e você tinha que estar preparado. Nesse dia, eu vi o quão certa ela estava. Na minha mente se acontecesse algo eu poderia pegar uma roupa rapidamente e vestir-me, porém nesse dia eu vi que tantas coisas te passam a cabeça menos roupa, que você pode estar tão mal que não conseguirá pegar uma roupa, que tudo pode acontecer muito rápido e não te dar tempo sequer de pensar.

Depois desse ocorrido houve um tempo em que eu me via com uma roupa suja, velha, com o cabelo e a barba bagunçados, unha grande, completamente desarrumado, um verdadeiro mendigo, e vi que se eu morresse naquele momento eu iria morrer com aquela imagem horrível e desprezível. E seria assim que as pessoas me veriam pela ultima vez e como se lembariam de mim. Então, eu comecei a me vestir bem no dia-a-dia, rejeitei minha negligência, e passei a ter zelo pela minha aparência, passando a me cuidar diariamente, pensando nisso.


Algumas coisas, porém, fogem do seu controle. Eu já me peguei pensando no banho ou no sanitário várias vezes que se eu morresse naquele momento as pessoas me veriam pelado, naquele estado deplorável. Quão desagradável e vergonhoso seria isso! Mas o que pode ser feito? Tomar banho vestido e rápido? E quanto ao sanitário? O que você vai fazer? Imagine a desgraça de morrer no sanitário e encontrarem teu corpo dessa forma; pelado, sujo, fedido, em um estado lamentável...

Os samurais se preparavam diariamente, constantemente, pois poderiam morrer a qualquer momento. Eu tomei conhecimento disso há muitos anos atrás no documentário "Os Samurais" da History, mas não coloquei esse ensinamento em prática na época, pois não tinha ainda essa visão sobre a morte, eu apenas achei algo interessante e sábio. No Hagakure é dito que os samurais acordavam antes do sol nascer e iniciavam seu rito matinal de higiene e beleza pessoal, preservando assim uma boa imagem sempre, bem como tal hábito.

A armadura do samurai não era apenas para o campo de batalha. Ela possuía um senso de beleza japonesa. Era feita para ser bela. Ela era uma roupa para a hora da morte. O samurai devia ser absolutamente limpo. Devia cortar as unhas todos os dias. Carregar ruge na bolsa, pois poderia morrer, e ao morrer não deveria parecer pálido ou assustado, mas devia ter o rosto de alguém que escolheu a morte. Ao sair para a batalha ele queimava incenso no capacete, pois ao ser decapitado deveria oferecer ao vitorioso uma experiência agradável. A tradição do incenso no capacete veio com Kimura Shigenari.

"O lendário samurai Kimura Shigenari travou sua última batalha em 1615, enquanto defendia o castelo de Osaka contra um exército invasor. Antes de cada luta, Kimura passava por um importante ritual: queimava um incenso dentro do seu capacete. Ele acreditava que poderia morrer a cada batalha e sabia que a sua cabeça seria levada como prêmio. Por isso, ele esperava que quem o decapitasse conduzisse o seu corpo devidamente perfumado. Quando ele finalmente morreu, o líder Tokugawa Ieyasu ficou tão impressionado com a atitude que incentivou todos os seus homens a fazerem o mesmo."

Você deve ter um rito semelhante aos dos samurais. Acorde todo dia cedo e cuide da sua aparência e higiene pessoal! Não seja descuidado com isso! Tenha em mente que você pode morrer a qualquer momento. Corte suas unhas, arrume seu cabelo e sua barba, lave seu rosto, escove os dentes, banhe-se, retire os pelos, limpe as orelhas, perfume-se, coloque uma roupa bonita e lavada. Todo dia! Não se pode descuidar um segundo sequer. Tenha sempre uma boa aparência! A aparência que deseja ter quando morrer e que deseja ser lembrado! Esse deve ser seu rito matinal!

Contudo, de fato, quando se está deprimido, triste, desmotivado, você se tornará negligente quanto a isso. Você não pensará ou irá fazer isso, ou mesmo terá forças para tal. Portanto, conserve-se sempre em um bom estado de espirito. Não deixe a depressão te atingir. E, talvez, mesmo que te atinga, se você já tiver tornado essas coisas um hábito, não faça diferença alguma, já que como seu cérebro está acostumado a fazer isso, ela irá fazer sem reclamar. É como quando você acende a lâmpada do banheiro sem perceber, quase como instinto. Mas diferente de acender uma simples lâmpada, essa é uma tarefa longa, então pode ser que o afete no cumprimento total desse dever.

E lembre-se: não seja tolo como eu fui. Ouça a sabedoria da minha mãe! Quando for dormir, esteja preparado! Se vista bem e deixe carteira, celular, tudo o que for preciso caso aconteça uma emergência do seu lado.

Arrume-se para a morte, pois você tem um encontro marcado com ela!

0 comments: