Hagakure - Como Um Samurai Deve Educar Seus Filhos


"Existe uma maneira de um samurai criar seu filho. Desde sua infância ele deve ser encorajado à bravura, e deve-se evitar assustá-lo ou provocá-lo com trivialidades. Se uma criança for afetada pela covardia, isso permanecerá como uma cicatriz para toda a vida. É um erro grave dos pais fazer com que as crianças tenham medo de relâmpagos ou do escuro, ou ainda dizer a elas coisas terríveis para que parem de chorar.


Além disso, uma criança se tornará tímida se for censurada com severidade.
Uma pessoa deveria impedir a formação de maus hábitos. Uma vez que um mau hábito tenha se arraigado, embora você repreenda a criança, ela não o abandonará. Quanto à maneira correta de falar e às boas maneiras, deixe que a criança as aprenda gradualmente. Não a deixe conhecer a avareza. Fora disso, se for de boa índole, ela se desenvolverá bem, conforme os padrões com quem foi criada.
Além do mais, a criança de pais que têm um mau relacionamento não terá respeito por eles. Isso é natural. Até mesmo os pássaros e as feras são afetados pelo que estão acostumados a ver e escutar desde o seu nascimento. E, também, a relação entre o pai e a criança pode se deteriorar devido a tolices da mãe. Uma mãe ama sua criança incondicionalmente, e será parcial a ela quando o pai repreendê-la. Se a mãe se tornar uma aliada da criança, existirá a discórdia entre a criança e o pai. Devido à superficialidade de sua mente, uma mulher vê a criança como seu ponto de apoio na velhice." - Yamamoto Tsunetomo, Hagakure - O Livro do Samurai, Conrad, Pág. 55-56.

"Ao criar um menino, deve-se encorajar primeiro a noção de valor. Desde pequeno, o garoto deve ver seus pais como se fossem seu mestre, aprender a cortesia do dia-a-dia e a etiqueta, o ato de servir as outras pessoas, a maneira de conduzir uma conversa, a clemência e até mesmo a forma correta de andar pelas ruas. Os mais velhos cresceram dessa maneira. Quando não se esforça o bastante, deve ser repreendido e ficar sem comida por todo o dia. Essa também é uma das disciplinas do vassalo.
Quanto a uma menina, é muito importante enraizar a noção de castidade desde criança. Ela não deve ficar na companhia de um homem a uma distância menor do que dois metros, nem olhar em seus olhos, ou receber qualquer coisa diretamente de suas mãos. Ela também não pode fazer turismo ou visitar templos. A mulher que for criada de maneira rígida e experimentar o sofrimento dentro de seu próprio lar não terá aborrecimentos quando se casar.
Ao lidar com crianlas pequenas, deve-se aplicar o sistema de recompensas e castigos. Se a pessoa não for firme em fazer com que elas obedeçam aos seus comandos, as crianças se tornarão comodistas e mais tarde se envolverão em más ações. É preciso tomar muito cuidado com isso." - Yamamoto Tsunetomo, Hagakure - O Livro do Samurai, Conrad, Pág. 221-222]

0 comments: