Charis D'Cruz - A Importância de Raciocinar


Racionar é de extrema importância! Você deve desenvolver seu cérebro para fazer isso. E com raciocinar eu quero dizer a capacidade de pensar e elaborar soluções em qualquer tipo de situação.

Muitas pessoas não raciocinam. Seus cérebros não trabalham assim. Elas não foram ensinadas a tal. Em ocasiões adversas elas não conseguem pensar em soluções, apenas em consequências. Por exemplo, ao se perder em um local elas começam a pensar que vão passar a noite na rua, vão ser roubadas, estupradas, não vão mais conseguir voltar para casa, vão virar mendigos, vão passar fome, etc, ao invés de pensar em falar com a policia, procurar um telefone público, pedir o celular emprestado a alguém, entre outras coisas.


Raciocinar evita que pessoas desenvolvam, ou tenham, crise de pânico, ansiedade, síndrome do pânico, fiquem dependentes, etc.

Pense no que você poderia fazer, quais as soluções, as consequências, quais são seus meios disponíveis e como usa-los, o que irá acontecer com você, qual a melhor forma, o que vai se suceder, etc. Por exemplo, na universidade, quando chega o final do semestre e há um excesso de provas e trabalhos para fazer: pense qual matéria é a mais importante, em qual você precisa ter uma nota boa, em meios para caso você não saiba fazer um trabalho, como contratar um profissional para fazer ele por ti, em sacrificar um trabalho para fazer outro com tenha mais importância, etc.

Geralmente as pessoas que não possuem essa capacidade são filhos mais novos, já que são guiados constantemente por irmãos mais velhos e pais e não precisam fazer nada. As ações e atitudes são tomadas pelo filho mais novo que fica embaixo de uma asa protetora. Eles não pensam ou tomam decisões, apenas seguem os mais velhos que os conduzem. Isto causa uma enorme dependência e causa-lhes um grande mal que talvez não possa ser desfeito ou que levará muitos anos para isso. Deixe que eles tomem decisões e os ensinem a tal, proteja-os mas deixe que sejam independentes e pensem por si mesmos. Ensine seu filho ou irmão a isso.

Um mantra para quem quer desenvolver está capacidade é repetir constantemente para si mesmo "raciocine!", "pense!", assim você irá acostumar seu cérebro a pensar em soluções. Os estadunidenses usam o mantra de "O que fulano faria?", eles pensam na pessoa na qual se inspiram ou admiram e tentam pensar o que ela faria a respeito de uma situação específica na qual se encontram.

Eu categorizei dois tipos de raciocínio, e os nomeei de in e post. O raciocínio in (durante) é o raciocínio no decorrer do acontecimento e o post (após) é o raciocínio pós-acontecimento. Dentre eles o raciocínio pós-acontecimento é o mais fácil, já que o fato já ocorreu e você não tem ondas de hormônios, sentimentos, emoções, entre outras coisas, tomando conta de você, o que limpa a sua mente. E é porque ele que você deve começar a treinar sua habilidade de raciocinar. Imagine situações que já aconteceram e o que poderia ter sido feito... tente cobrir todas as possibilidades possíveis.

Essa habilidade não é desenvolvida em dias ou semanas, ela requer mais tempo!

Você pode tê-la como parte de si dentre 2 anos se você se aplicar em treina-la.

Texto por: Charis D'Cruz

0 comments: