O Homem e a Morte: Samurais e a Morte - Parte 12

outubro 10, 2020 , 0 Comments


O samurai devia ter a morte sempre em mente e estar plenamente consciente dela!

Daidoji, autor de Bushido, diz que estando consciente da morte se: "poderá viver no Caminho da Lealdade e do Dever Filial, evitará muitas adversidades, irá manter-se livre da doença e da desgraça e, além disso, terá uma longa vida."

Yamamoto Tsunetomo revela que encontrou o caminho do samurai e que ele era a morte! No Hagakure ele ensina que você deve viver como que já estivesse morto e assim ganhará a liberdade:

"Morrer sem conquistar um objetivo é uma morte de cachorro, é fanatismo. Mas não existe vergonha nisso. Essa é a essência do Caminho do Samurai. Se uma pessoa tem o coração preparado todas as manhãs e tardes para viver como se seu corpo já estivesse morto ela ganha liberdade no Caminho. Toda a sua vida será livre de culpa e ela terá sucesso em seu ofício."


O samurai tinha que manter sua bravura e firmeza na hora da morte. Ele devia encara-la com honra e coragem, sem medo e sem demonstrar qualquer fraqueza. Para tanto, ele precisava conservar seu estado de espirito calmo, sereno e inabalável. Eiko Ikegami diz: "No campo de batalha, especialmente, em seu último momento de vida, você devia mostrar seu controle. Controlar seu corpo, controlar seu destino, é a indicação de sua força interior. Logo, em seu último momento, você tem que permanecer desse jeito."

Preparo
Um samurai devia cuidar da sua aparência constantemente, preparando assim para a morte. Ele acordava cedo, antes do nascer do sol, tomava banho gelado, penteava o cabelo, cortava as unhas, etc. E o samurai devia sempre carregar consigo ruge, pois poderia morrer e ao morrer não poderia parecer pálido ou assustado, mas com o rosto de alguém que escolheu a morte. Ao sair para a batalha ele também tinha que queimar incenso no capacete, pois ao ser decapitado e ter o capacete arrancado, deveria oferecer ao vitorioso uma experiência agradável.

O ritual do samurai o preparava para encontrar a vida e a morte com honra: "Um samurai devia se lavar com água fria todas as manhãs. Raspar o topo da cabeça e passar perfume para se fazer apresentável. Ele estava pronto para ser morto em batalha a qualquer momento."

Beatrice M. Bodar-Bailey diz: "Flores de cerejeiras são geralmente comparadas com os samurais. Há o lado bonito como o guerreiro em sua brilhante armadura, mas pode levar apenas uma grande chuva para as pétalas cairem no chão, assim como o guerreiro em batalha."

Armadura
A armadura samurai não era apenas para o campo de batalha. Ela possuía um senso de beleza japonês. Era feita para ser bela. Era feita para a hora da morte.

Honra
Para um samurai era desonroso fugir, eles preferiam a morte do que isso. E também - como foi o caso de Saigo, considerado o último verdadeiro samurai - samurais escondiam a cabeça decapitada dos seus mestre, que haviam cometido seppuku para preservar sua honra, para que seus inimigos não a tivessem como troféu, mantendo assim sua honra intacta.

Mulheres e filhas
A coisa mais importante sobre as filhas e esposas de samurais era de nunca esquecer a honra e orgulho de ser filha de samurai. Em crises elas deviam estar preparadas para se matar, ao invés de serem envergonhadas pelos inimigos.

Seppuku
No Japão, havia uma pratica samurai chamada Seppuku (切腹) que significa "cortar o ventre". O Seppuku era um ritual suicida no qual o samurai cortava seu próprio ventre. O samurai cometia o seppuku, também conhecido como harakiri, para não se entregar aos inimigos, para seguir seu senhor na morte, para expiar o fracasso em seus deveres, etc.

Eu sempre me questionei sobre essa forma de se matar. Será que os recursos que eles tinham para isso eram tão poucos assim? Não havia outra forma de se matar que fosse menos dolorosa ou mais rápida? Com o passar do tempo eu descobri a resposta para está questão, e eu pude perceber que os samurais eram muito mais honrados do que eu pensava e que tudo tinha um proposito maior que mentes medíocres jamais entenderiam.

Eles rasgavam o próprio ventre, pois acreditavam que era ali que a alma residia. Ali era o local onde acreditam ser o centro da razão e da emoção. Tendo suas vísceras expostas, o samurai mostrava com isso sua pureza de carácter. Ao mostrar que sua alma estava limpa diante da sua honra, mostrava-se a sua dignidade. E quanto ao fato de ser doloroso:

"O Seppuku era cometido de maneira brutal para mostrar que o samurai estava tirando a vida pela honra e não por medo.

O seppuku era um processo extremamente lento e doloroso de suicídio que servia para demonstrar a coragem, o auto-controle e a forte determinação do samurai, que escolhia morrer de forma gloriosa ao invés de cair nas mãos dos inimigos. Em razão disso, não era raro que o ritual demorasse longas horas como prova dessa coragem."

Texto por: Charis D'Cruz
08/07/2020

0 comentários: