Cuidado Com o Que Você Fala!

Cuidado Com o Que Você Fala!





É importante que ao conversar com alguém você tome cuidado com o que vai falar. Você não pode falar que é um absurdo uma pessoa ter muitos filhos e não ter condições de cria-los para uma pessoa que tem muitos filhos e não tem condições de cria-los.


Eu cometia muito esse erro. Houve uma vez que eu estava conversando com minha vizinha, uma senhora simpática de quase 80 anos, que havia uma mulher velha e banguela querendo namorar com meu pai, mas ele ficou com uma mulher mais jovem, bonita e com todos os dentes na boca. Eu falei isso em tom de brincadeira e sem pensar, mas assim que falei isso, ela que estava sorrindo parou de sorrir, tentando esconder os poucos dentes que tinha, e começou a ficar pensativa e parecia magoada.
Foi então que eu compreende que devemos ter cuidado com o que falamos e com quem falamos. As vezes você pode estar brincando ou achar algo normal, mas você pode ferir os sentimentos de outra pessoa. 
Por isso, sempre que for dizer algo reflita bastante antes sobre, para que não magoe a outra pessoa, para que ela não leve para o lado pessoal, para que ela não te entenda mal. Antes de falar algo você deve também avaliar a pessoa que vai ouvir, para ver se o que você vai falar não vai atingi-la. Por exemplo, você não vai falar mal de garçons se a pessoa for um. Há um ditado que diz: “Nunca fale de cordas para um homem cujo pai foi enforcado.” 
Porém, avaliar uma pessoa em tudo é complicado, e quase impossível, por isso você deve se controlar, e conversar só o que você já avaliou que a outra pessoa não vai ligar. Você deve se manter na área segura e neutra da conversação. Você deve aprender a ser circunspecto, que segundo o dicionário significa:

"1. Que olha ou encara prudente e cuidadosamente todos os aspectos por que se apresenta uma questão, um fato etc. 2. Que mantém atitude prudente e reservada, por vezes distante."

Abaixa um vídeo para refletirmos sobre o poder da palavra:

0 comments: