Sub-raças da raça branca
Sub-raças da raça branca
IRANID: (Sub-raça de origem ariana médio oriental):
Possuem olhos próximos um do outro, parte superior do crânio elevada (mais de 13 CM de altura cranial – distância do centro da orelha ao topo do crânio), nariz longo, convexo e fino, mandíbula pouco proeminente e fraca, angulada (dobrada pra baixo), testas altas e finas, bocas finas a médias, pele fina, pigmentação escura, embora possa variar. Olhos claros não são muito raros. De perfil o crânio pode ter distancias médias a longas (medindo se da região da testa até a parte de trás do crânio). Altura de média, a alta. Parte posterior da cabeça (acima da nuca) arredondada, e nunca reta. Altura total do rosto (da parte mais inferior da testa até o queixo) tipicamente longa.
MEDITERRANID (MEDITERRÂNEA):
Olhos de distância média a grande, em relação de um ao outro, nariz reto, ou ondulado, longo, alto e fino, crânio fino, mandíbula pouco proeminente, angulada (aproxima-se de 90 graus em relação ao chão), testa de altura média a alta, arredondada, queixo pequeno a médio, pele fina, pigmentação variável, mas geralmente escura, na linha de um bege claro ou médio, olhos castanhos escuros, cabelo negro ou castanho escuro, bocas variáveis, podem ser de finas a bem grossas. De lado a distancia cranial testa/parte de trás da cabeça é de média a longa. Altura geralmente baixa, mas podem ser de altura média ou alta. O físico é tipicamente magro, com moderada gordura e dificuldade a ganhar definição muscular. Elemento forte no sul da europa, e com influência também no centro europeu. Dentro dos mediterranids existem várias ramificações, as quais não serão citadas para simplificar compreensão; Altura total do rosto (da parte mais inferior da testa até o queixo) de média a longa.
Olhos pequenos e levemente fundos, próximos um do outro, pele branca clara ou branco rosada e de aparência bem fina, por ter pouquíssimo acumulo de gordura subcutânea, nariz reto, boca fina ou média, queixo forte e proeminente, mandíbula de fraca a moderadamente forte, testa fina, de altura média a alta. Estatura geralmente alta, mas podendo ter variações individuais. Mandíbula bem angulada em relação ao chão (aproxima-se do ângulo de 90 graus, se comparar com o chão). Pernas longas, tronco do corpo pequeno, principalmente ao comparado com as pernas. Cabelo varia de castanho claro a loiro acinzentado, podendo ser castanho escuro e médio em certos tipos, cabelo ruivo é raro e atípico. Olhos claros. Este tipo possui diversas subsub-raças. Representa o principal elemento na Escandinávia, muito comum no norte europeu, e na Inglaterra comumente encontra-se em mescla com tipos Mediterranids. Parte de trás do crânio de moderadamente arredondada ou muito arredondada (parte extrema de trás da cabeça, acima da nuca). O corpo tende a ser magro, pouca gordura, mas com aptidão a ganhar definição muscular. Altura total do rosto (da parte inferior da testa até o queixo) tipicamente longa.
DINARID (DINÁRICA):
Principal elemento racial na região dos Bálcãs, e tem forte influencia na Itália, França, Áustria, e sudeste da Alemanha. é comum ver leigos do assunto racial antropológi coconfundindo Dinarids com judeus. Possuem narizes tipicamente convexos e longos, proeminentes, finos. Olhos próximos uns dos outros, e podem ser fundos. Queixos de fracos a médio, tipicamente puxados para trás. Mandíbula de fraca a moderadamente proeminente, pele de textura média, a levemente grossa. Estatura média ou alta. Testas altas. Pigmentação extremamente variável, pode ser de bege escuro a branco médio. A distância lateral da testa à parte de trás da cabeça é sempre e tipicamente muito curta, mais curta do que é geralmente nas outras sub-raças. Olhos castanhos escuros ou castanho médio, cabelo castanho escuro a castanho médio. A parte de trás da cabeça costuma não fazer curvas, é planocipital, 90 graus com o chão. Rosto muito alto.
Sub-raças de origem cromagnid
DALO-FAELID:
Influência intensa no norte da Alemanha, Holanda, Escandinávia. É um tipo tipicamente de origem germânica. Olhos de distância moderadamente pequena a grande. Mandíbula pouco angulada, quase que paralela ao chão, e tipicamente maciça e larga (12 centímetros ou mais de largura mandibular). Estatura alta (podendo haver variações individuais, como é comum ocorrer no caso de estatura). Maçã do rosto larga e proeminente. Pele moderadamente grossa. Pigmentação tipicamente branco rosada ou branco clara, cabelo de castanho claro a loiro alaranjado. Olhos claros. A testa costuma ser pouco angulada, maciça, larga e faz 90 graus com o chão. Nariz tipicamente côncavo, não muito longo, de moderadamente fino a moderadamente largo. Cabeça de formato extremamente quadricular. Parte de trás da cabeça (acima da nuca) perpendicular ao chão ou moderadamente arredondada. Altura do total do rosto (da parte inferior da testa ao queixo) de curta a média)
BORREBY:
Principal elemento racial na Dinamarca, comum no oeste da Escandinávia, norte da Alemanha, Holanda, Bélgica. Possuem olhos de distância média a grande, em relação de um ao outro. Grande acumulo de gordura sub-cutânea, conseqüente pele tipicamente grossa. Nariz côncavo, curto, de largo a médio. Pele tipicamente clara, podendo ser branca clara, ou branco rosada. Cabelo de castanho claro a loiro dourado. Olhos claros. Estatura alta a média. Crânio de formato quadricular, mandíbula pouco angulada, muito larga, testa alta e larga, mas não tão maciça como no tipo Dalo-faelid. Queixo de forte a médio. Rosto largo, distancia entre maçãs do rosto extremamente considerável. Parte de trás da cabeça faz 90 graus em relação ao chão, tipicamente sem arredondamento. Altura total do rosto (parte de baixo da testa ao queixo) de curta a média.
BRUENN:
Tipo racial tipicamente celta, de origem exclusiva da Irlanda. Bruenns são nativos da região da Irlanda. Pele tipicamente branca bem rosada, olhos claros, cabelo geralmente cacheado e ruivo. Distancia entre os olhos de grande a média. Mandíbula larga, mas não tanto quando de Dalo-faelids. Rosto largo. Pele de grossa a moderadamente grossa. Testa alta, maciça e arredondada. Nariz tipicamente côncavo, curto, de largura grande a média. Parte de trás da cabeça, acima da nuca, de formato quase que reto, 90 graus em relação ao chão. Queixo de médio a forte. Rosto de altura média a moderadamente grande.
ALPINIDS (ALPINOS):
São Cromagnids alpinizados. Ou seja, cromagnids que passaram por extensos processos de adaptação. São parecidos com Borrebys. Representam elemento forte na França, norte da Itália, Sul Alemão, Áustria, Noroeste dos Bálcãs, República Tcheca. Possuem a pele tipicamente grossa, pigmentação variável, geralmente um branco médio ou branco bege, cabelo tipicamente castanho médio e olhos castanho médio/claro. São de estatura pequena a média. Possuem narizes côncavos, curtos, bem redondos. Testa arredondada. Mandíbula larga, rosto largo. A cabeça é tipicamente arredondada, pelo fato da mandíbula ser consideravelmente mais fina do que a distancia entre as maçãs do rosto (largura total do rosto). Parte de trás da cabeça quase paralela ao chão, perto de ser reta. Altura do rosto pequena.